quinta-feira, 9 de outubro de 2014

24 Teoria Marxista. O que é capital constante, capital variável e mais-valia?

  O marxismo se baseia no materialismo e o socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários. Em razão disso, o marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento de transformação do mundo a serviço do proletariado (força de trabalho). Este conceito tem duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico. O primeiro coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, e a constituição do concreto por uma evolução concebida como “desenvolvimento por saltos, catástrofes e revoluções”, causando uma evolução em um grau mais alto, graças a “negação da negação” (dialética).
  Analisando o capitalismo, Marx desenvolveu uma teoria para o valor dos produtos: o valor é a expressão da quantidade de trabalho social utilizado na produção da mercadoria. No sistema capitalista, o trabalhador vende ao proprietário a sua força de trabalho, muitas vezes o único bem que têm, tratada como mercadoria, e submetida às leis do mercado, como concorrência, baixos salários. “Ou é isto, ou nada. Decida-se que a fila é grande”. A diferença entre o valor do produto final e o valor pago ao trabalhador, Marx deu o nome de mais-valia, que expressa, portanto, o grau de exploração do trabalho. Os empregadores tem uma tendência natural de aumentar a mais-valia, acumulando cada vez mais riquezas.
  • O que é capital constante? 
  •                     
  •               Capital constante é um conceito utilizado por Karl Marx, no seu livro O capital, onde ele coloca que capital constante é a parte do capital se transforma em matérias primas, em matérias auxiliares, isto é em meios de produção.O capital constante se constitui de duas partes: o meio de trabalho, tem uma característica particular pois enquanto as matérias primas e auxiliares se incorporam inteiramente no produto, o meio de trabalho vai se desgastando aos poucos e passando assim seu valor para a mercadoria, enquanto a outra parte permanece fixa até desaparecer. Essa particularidade lega ao capital investido a forma de capital fixo,e todo o resto de capital líquido ou capital circulante.

  •  O que é capital variável?
                     Capital variável é um conceito utilizado por Karl Marx em O capital. Corresponde à fração do capital que é dispendida na compra    da força de trabalho (salários) e é responsável pela reprodução ampliada do capital.
  • O que é mais-valia?
                            Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista.

Postagem original do blog: http://econufsc.blog.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário