terça-feira, 21 de outubro de 2014

INFLAÇÃO SUBINDO

Após a compreensão do conceito de Inflação (pra quem não sabe ou ainda tem dúvida, só clicar aqui) vamos falar sobre a inflação do mês de outubro.

As mudanças nas taxas inflacionárias nos atingem fortemente. E, é através das pesquisas de orgãos como o IBGE que podemos reconhecer estas taxas e analisar suas altas e baixas em diversos períodos de estudo.

Neste mês de outubro pudemos perceber como, por exemplo, a carne está mais cara, além das bebidas como a cerveja. Este aumento influenciou o IPCA-15, que é a prévia da inflação oficial, que no último mês teve um aumento de 0,39% e agora subiu mais um pouco para a casa dos 0,48% segundo o IBGE, principal orgão habilitado para pesquisas governamentais como esta. 
Para este ano a meta estipulada (6,5%) já foi ultrapassada, já que estamos em 6,62%. A expectativa dos economistas é que este número caia no próximo ano, em cerca de 0,20%.
Só pra entender aqui vão alguns alimentos que já devem ter feito todos nós sentirmos este aumento no bolso: 
Carne +2,38%, Cerveja +3,52%, Frango +1,75%, Arroz +1,35%
Infelizmente, não foram só os alimentos os afetados. Os gastos habitacionais subiram 0,72%, o setor de vestuário está em +0,70%, saude pessoal 0,37%, despesas pessoais +0,40%, enquanto a energia elétrica +1,28 e o gás 2,52%.
Este balanço geral nos dá um panorama da situação atual da economia brasileira, porém em alguns estados alguns destes itens tiveram quedas, não muito significativas. 

Fonte: G1 - Economia
Att, Karine Kobarg Damázio

Nenhum comentário:

Postar um comentário