segunda-feira, 20 de outubro de 2014

1 CAPITALISMO COMO ECONOMIA MERCANTIL MONETÁRIA E FINANCEIRA COM TRABALHO LIVRE E PROPRIEDADE PRIVADA

Escrito por Matheus Fagundes Siqueira

Capitalismo é uma organização econômica em que as atividades de produção e distribuição produzem uma divisão da sociedade em duas classes contrárias: a dos possuidores dos meios de produção(capital) e a do proletariado industrial e rural(trabalhadores)¹

Mercantil:
Podemos dizer que o capitalismo é uma economia mercantil pois sua produção é destinada ao mercado (encontro de produtores e consumidores) e tem como objetivo o lucro. “Tudo é mercantilizado não só a terra, os instrumentos de trabalho, as máquinas, o capital-dinheiro, mas também a própria força de trabalho. Nas origens do capitalismo, há precisamente esta generalização da produção e da circulação de mercadorias na sociedade. As concentrações do capitalismo, que o levarão a desaparecer, provêm todas, em última análise, das concentrações inerentes à própria produção mercantil.” ²
Desde os clássicos as operações no mercado são consideradas centrais no capitalismo, mas à medida que cresciam e se desenvolviam surgiam problemas como o monopólio e bolhas.
Já outros afirmaram que a economia de mercado sempre tendia ao equilíbrio de preços e demanda.

Divisão social do trabalho: produção individual para a produção coletiva (social) e produtor individual especializado e consumidor com consumo múltiplo.

Monetária e Financeira: D – M – M’ – D’ 

O capital é utilizado para produzir mais capital (dinheiro produz dinheiro). O detentor do capital o utiliza para comprar insumos e mão de obra (fatores de produção) para produzir uma nova mercadoria vender com lucro para acumular mais capital continuando esse ciclo vicioso. Dinheiro pode gerar mais dinheiro: expectativa de geração de renda e de valorização das mercadorias de longa duração (capital e ativos).
Ativos  produzíveis (máquina)  e ativos não produzíveis (ativos financeiros: ações, caderneta de poupança)



E também é uma economia financeira pois necessita captar o capital (que não necessariamente precisa ser do capitalista que o utilizará) necessário para começar uma produção. Ele pode utilizar o seu próprio capital, pode pegar empréstimo ou captar de outras poupanças.


O peso dos bancos na economia tornou-se ainda mais elevado. Isso porque é a partir deles que as atividades produtivas, na cidade ou no campo, passaram a ser financiadas. Os bancos também atuam diretamente no desenvolvimento econômico, negociando empréstimos, faturando por meio de juros e transformando ações e dívidas em “ativos”, que são comercializados como se fossem mercadorias.³

Podemos definir capital como excedente de uma produção anterior não consumida.


Propriedade Privada e Trabalho Livre e Assalariado:

A propriedade privada é essencial para o capitalismo, pois todos os meios de produção estão nas mãos dos patrões (capitalistas) e tem fins lucrativos. Organização da produção na empresa capitalista: reunião dos meios de produção na empresa para geração de produto para ser vendido no mercado com objetivo de lucro. O trabalhador é livre (não escravo e sem vínculo de obrigação feudal) e desprovido dos meios de produção apenas tem a sua força de trabalho para vender por uma remuneração (salário), que é determinada pelo mercado. Esse salário não corresponde à sua produção total tendo o seu excedente (mais-valia) apropriado pelo capitalista. O salário é utilizado para compra de produtos para sobrevivência do proletário e sua família gerando um fluxo contínuo do dinheiro. O trabalho livre e assalariado é mais interessante para o capitalismo pois gera um mercado consumidor (demanda).

Essa forma de organização social faz surgir alguns dilemas e questionamentos que dão debatidos continuamente até a atualidade:
Há justiça social? Eficiência? O salário é uma remuneração justa ao trabalhador pela sua contribuição à produção social? Ele é explorado pelos capitalistas?



Fontes:
¹ Dicionário Michaelis pg. 160
² http://www.marxists.org/.../mandel/1981/mes/capitalismo.htm

³ http://www.mundoeducacao.com/geografia/capitalismo-financeiro.htm
O Livro da Economia

postado originalmente em http://economiaempauta2014.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário