segunda-feira, 20 de outubro de 2014

10 MERCADO A CURTO E LONGO PRAZO: PREÇO DE MERCADO E PREÇO NATURAL


Segundo a teoria de David Ricardo, todos tem uma tendência a ter um lucro uniforme. Todo capitalista tenta à curto prazo ter o monopólio do mercado para conseguir um lucro extraordinário, utilizando o preço de mercado, o problema é que surgirão concorrentes, e para os concorrentes entrar no mercado, o preço precisa ser menor na venda do mesmo produto. Assim, ambos acabarão por baixar seu preço por causa da livre concorrência, criando então um preço natural, que gerará um lucro uniforme à longo prazo. Simplificando:
*Novo produto > monopólio > preço de mercado > lucro extraordinário > mesmo produto no mercado > concorrência > preço natural (menor que o preço de mercado) > lucro uniforme à longo prazo


  • Preço de mercado: verdadeiro preço da mercadoria, determinado pelas forças de oferta e procura.
  • Preço natural: preço da venda equivale apenas ao suficiente para dar lucro.
    
    Postado por Giorgio Hanna


Leia mais: http://proeconomia.webnode.com/news/mercado-a-curto-e-longo-prazo%3a-pre%c3%a7o-de-mercado-e-pre%c3%a7o-natural/


Originalmente postado em: http://proeconomia.webnode.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário