Podemos dividir este desenvolvimento em 3 fases, a parte jovem, a madura e a senil, devemos notar então que ao passar do tempo o capitalismo vai se desenvolvendo, porem Marx Alerta que seu proprio desenvolvimento endógeno o leva para o colapso de seu sistema.
Esta presente na fase juvenil do capitalismo a expansão colinial, o capitalismo industrial e as crises juvenis de superprodução, genrando a acensão e consolidação do estado burgues.
Entramos na segunda etapa com o capitalismo maduro, surge os seguintes pontos, rupturas periféricas, o capitalimos industrial financeiro e uma segunda crise de superprodução. O sistema resistira a essa crise, porem alguns males a sociedade, dando inicio a terceira fase do desenvolvimento do sistema.
No capitalismo senil teremos as recolonizações perifericas, o capitalismo financiarizado (com uma hipertrofica financeira), gerando a ultima crise de superprodução do capitalismo e com isso o colapso do sistema capitalista.
Fontes: http://resistir.info/crise/beinstein_04nov08_p.html
http://crisesdocapitalismosegundokarlmarx.blogspot.com.br/
Escrito por: Nicollas Matteus Gomes
Leia mais: http://proeconomia.webnode.com/news/a25-tend%c3%aancia-endogena-ao-desenvolvimento-das-for%c3%a7as-produtivas-no-capitalismo-/
Originalmente publicado em: proeconomia.webnode.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário