quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ONDE MORAR?

Hoje trataremos de um assunto muito importante a respeito da Vida Universitária, talvez o mais preocupante para a maioria dos alunos da UFSC: Onde devo morar? Qual bairro? Quanto irei pagar de aluguel em um apartamento? A UFSC possui uma localidade de Moradia Estudantil?
Começarei dando uma breve descrição dos bairros mais próximos a UFSC


  Trindade:
  Escolhido por muitos, o bairro Trindade é o mais próximo ao Campus da UFSC, possuindo um grande número de condomínios, é provável que você acabe tendo uma bela dor de cabeça na hora de decidir qual o melhor apartamento a ser comprado ou alugado.


  Serrinha:
  Outro bairro que é próximo a UFSC, na verdade não se trata oficialmente de um bairro, segundo os órgãos públicos, a Serrinha seria uma parte da Trindade. Muitas pessoas, em especial as residentes recentes, também costumam confundi-la com a localidade vizinha de Carvoeira. Um lado negativo da Serrinha é o fato de o seu crescimento ter acontecido de uma forma desordenada fazendo com que a comunidade enfrente problemas de infraestrutura e de criminalidade.


  Carvoeira:
  Outro que não é reconhecido como bairro pelos órgãos públicos, que a consideram parte do bairro do Saco dos Limões, no entanto, é reconhecida como tal pela população em geral. Com um crescimento desordenado semelhante a serrinha faz com que a comunidade sofra com problemas de tráfego e com criminalidade.


  Córrego Grande:
  Localizado entre os bairros Pantanal, Trindade, Santa Mônica e Itacorubi, leva esse nome devido ao rio do mesmo nome que cruza o bairro, juntando-se posteriormente ao Rio Itacorobi. Um bairro onde pode-se encontrar grandes atrações, uma delas o Parque Ecológico do Córrego Grande, outro lugar muito procurado é a cachoeira Poção, e para quem gosta de trilhas, também há um fácil percurso que liga o Córrego Grande a Lagoa da Conceição através do morro, finalizando na localidade do Canto da Lagoa.


  Santa Mônica:
  Considerado como um dos bairros com maior poder aquisitivo, está entre os melhores bairros da cidade. Trata-se de um bairro caracterizado por possuir muitas casas. É nele que se localiza o Shopping Iguatemi.


  Itacorubi:
  Está localizado entre os bairros Santa Mônica e Monte Verde, próximo do bairro Trindade, ganhou apelido pejorativo “Itacorubi”, devido a possuir um aterro sanitário. Nele se encontra o segundo campus da UFSC e o campus da UDESC.


  Saco de Limões:

  Considerado um dos mais tradicionais e antigos bairros de Florianópolis, está classificado como um Sub-Distrito da sede do Município. Seu traçado urbano caracteriza-se por basicamente uma rua principal, a partir da qual saem ruas secundárias, em “espinha de peixe”.

 Pantanal:

  Considerado um bairro tradicional, possui a maioria de moradores com origens açorianas, mas como está aos arredores do campus da UFSC recebe muitos estudantes que vivem no bairro durante o ano letivo.


  Mas afinal, quanto você terá que desembolsar para poder morar em alguns desses bairros?
  Em média você encontrará apartamentos para alugar na faixa de 1300-2300 reais, com uma variação dependendo de vários fatores: quantidades de quarto, area², infraestrutura do condomínio, localidade entre outros fatores.
  Caso você esteja procurando por preços mais acessíveis, há também a possibilidade de alugar uma quitinete na qual seu preço pode variar entre 500-1500, além das conhecidas repúblicas estudantis.


  Mas caso nenhuma dessas opções te satisfaça, há também a possibilidade junta ao PRAE de conseguir uma Moradia Estudantil, que se localiza no bairro da Carvoeira e é destinada para alunos que estão cursando a graduação, e que possuem dificuldades financeiras de estudar em uma universidade pública que fica distante de sua família e de sua cidade de origem.

Para mais informações acesse: http://prae.ufsc.br/

Att, Luan Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário